Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra

Está a decorrer há algum tempo a venda de bilhetes para um sorteio organizado pela Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra (APVG). Foi com satisfação que verifiquei há algumas semanas que este sorteio estava a ser organizado, tendo em conta os fins a que se destina e, acima de tudo, o rigor e legalidade com que se desenvolve tendo em conta que é devidamente explicitado que se trata de um sorteio autorizado pelo Ministro da Administração Interna com sorteio registado no Governo Civil de Braga.

No entanto, hoje de manhã no Porto, por volta das 08:35, na Estrada da Circunvalação junto ao cruzamento com a Rua da Arroteia, fui abordado nos semáforos por uma pessoa que vestia um colete com a inscrição “Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra”. Ao ser abordado verifiquei que tinha na mão bilhetes que imediatamente me pareceram ser os do referido sorteio mas, para minha surpresa, não me foi mostrado nenhum bilhete para compra. Foi referido pela mulher de cerca de 40 anos que me abordou que estava a decorrer um “peditório para a compra de uma ambulância”. Perguntei o que é que tinha para vender, esperando que me mostrasse os bilhetes. Sem falar nos referidos bilhetes disse que podia dar o que quisesse. Quando perguntei se o que tinha na mão eram bilhetes respondeu o seguinte: “Sim, se quiser também pode comprar bilhetes”. Ou seja, a pessoa em questão estava à espera que desse dinheiro para o peditório sem a compra do bilhete. A alternativa seria a compra dos mesmos.

Um peditório sem contrapartidas em bens (os bilhetes neste caso) não me inspira confiança especialmente quando nem sequer há uma caixa selada e numerada para a recolha de dinheiro. Se o referido peditório foi autorizado apenas com contrapartidas em bens (conforme referido pelo Decreto-Lei n.º 87/99 de 19 de Março), ou seja, apenas com a venda de bilhetes, será ilegal e certamente contra as orientações da APVG a recolha de dinheiro que está a ser feita por estas pessoas sem que seja vendido um bilhete. Já enviei um mail para a APVG a solicitar informações sobre os moldes em que é suposto decorrer este peditório, ou seja, se decorre apenas com a venda de bilhetes ou se decorre também com a recolha de dinheiro sem venda de bilhetes.

EDIT:
Quero apenas acrescentar que fui contactado telefonicamente pelo Senhor Presidente da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra que agradeceu muito a exposição do caso e lamentou profundamente e com grande desalento este tipo de situações. Não terá sido a primeira vez que uma situação destas lhe foi exposta. Imagino que a associação pouco poderá fazer a não ser contar com a honestidade de quem faz a venda dos bilhetes.

Anúncios

62 comentários a “Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra

  1. Também eu em devido tempo adquiri bilhestes para o dito sorteio, na cidadde de Sacavé, e da mesma forma fui abordado com a frase de peditório e de seguida com alternativa com a compra de bilhetes para o sorteio. São estas e outras situações que depois os peditórios não têm os resultados esperados, por haver em tudo isto alguns oportunistas. Já agora solicito a listagem dos numeros sorteados, porque estive ausente não adquiri o jornal do dia 5/01/11. Obrigado pela atenção dispensada.

  2. Ainda ontem,07/01/2011, enviei um e-mail para esta Associação questionando a razão porque nâo eram expostos os números premiados.Ainda não tenho qualquer resposta mas,pelo que tenho lido,parece-me que o sorteio ainda nâo foi efectuado.Porque será tão difícil escoar os bilhetes,tendo como finalidade uma causa tão humana?As exposições antereriores JÀ DIZEM MUITO ! Por outro lado não agrada a ninguém,saber que após a compra, terá de esperar cerca de um ano!… É mto fácil esquecer ou até mesmo perder o bilhete. Quando eu fui abordada,em Oeiras, foi-me igualmente preposto A COMPRA ou uma AJUDA em dinheiro.ORGANIZEM-SE eTORNEM TUDO TRANSPARENTE.

  3. Os números sorteados estão no site da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra desde 30 de Dezembro de 2010. Os números sorteados são:
    1 – 072 219
    2 – 020 553
    3 – 002 285

  4. Boa tarde.
    Tambem contribuí através da compra de um bilhete, e não tive oportunidade de adquirir o jornal Correio da Manhã. Já corri todo o site APVG e não encontrei qualquer menção sobre esta extração e/ou peditório. Alguém me pode informar? Ao tentar ligar para o Tel citado no bilhete, o mesmo vai ter ao fax. Obrigado.
    António Lemos

  5. Boa tarde!
    A minha questão mantém-se. Continuo apenas a encontrar esses números no site através do link directo que me indicou. O que gostaria de saber é: como chego a essa página passo a passo somente através do site?
    Obrigado.

    António Lemos

  6. eu acho que o que se disse atras nas mensagens estou completamente de acordo. pois agora aparessem muitos oportunistas para tentar sacar dinheiro em nome dos bonbeiros e e bom que haja melhor identificaçao dos bombeiros quando fazem os peditorios pois so assim havera melhor tranparencia nos pedidos .e os bombeiros e nos nao somos ludibriados tambem quero expressar aqui publicamente o meu apoio incondicinal e de solidariedade a todos os bombeiros de PORTUGAL bem hajam a todos……

  7. Segundo informação do site da APVG, o sorteio que estava previsto para o dia 29 de Dezembro de 2011 foi adiado para o dia 31 de Julho de 2012, após despacho favorável do Ministro da Administração Interna de 19 de Agosto de 2011.

  8. Bom dia!

    Aguardarei pacientemente o sorteio em 31 de Julho de 2012 mas, não contem mais comigo para este tipo de sorteios!

    Pela transparência, ética e rigor, preferirei entregar donativos ás IPSS do concelho que habito.

  9. COMPREI EM AGOSTO EM MORTAGUA RIFAS PRO SORTEIO DE 29 DE DEZEMBRO ESTOU IMIGRADO NO LUXEMBURGO TODOS OS ANOS DOU MUITO DINHEIRO NESTAS AJUDAS MAS SINCERAMENTE ESTE FOI O ULTIMO ANO POIS NAO AXO QUE ESTES SORTEIOS TENHAM SERIEDADE QUANDO QUIZER AJUDAR PREFIRO DAR DIRETAMENTE NA ASSOCIACAO

  10. Já não é a primeira vez que acontece o sorteio não se realizar no dia indicado.Também não voltarão a contar comigo para sorteios destes.E lamento venderem os bilhetes em todo o país,ou quase, e apenas ser publicado na imprensa do norte.

  11. Não se trata de um comentário, mas de saber quando se realiza o sorteio que estava marcado para 29 de Dezembro de 2011, pois procurei os resultados no “Correio da Manhã” de 5.Janeiro.2012 e nada encontrei.
    Por várias vezes tentei saber o que se passava, através do Telefone da Associação – 253260932 – mas estava e continua desligado.
    Isto faz-me desconfiar…

  12. Ola boa tarde,

    Fui ao site e ver os números vencedores. no site indicada para Hugo Cadavez (obrigada)

    Até o momento, ninguém sabe se a ambulância foi comprada por esta associação?

    Não graças a pessoas que compraram ingressos para uma boa ação.

    Aonde é o endereço do oficial de justiça?
    Nada sobre as passagens exige resultados a 31 de Julho de 2012 ? nao esta marcada no billetto ? Então, porqué colocar os números vencedores online JA?

    Onde está o respeito ea transparência desta associação.

    Pessoalmente, AGORA vou fazer uma doação SO para os bombeiros da minha cidade. E nada mais.

  13. Eu tambem nao torno a comprar nada afinal se vai ser sorteado dia 12 deste ano os numeros acima são de que sorteio?????

    Gatunos usam boas causas para enganar o povo isto nao pode ser.

  14. Os números acima listados são do sorteio de 30 de Dezembro de 2010. O sorteio que pretendia era provavelmente o de 29 de Dezembro de 2011, que foi adiado para o dia 31 de Julho de 2012.

  15. “Janeiro 8th, 2011 at 20:57
    Os números sorteados estão no site da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra desde 30 de Dezembro de 2010. Os números sorteados são:
    1 – 072 219
    2 – 020 553
    3 – 002 285”
    Se reparem na data deste comentário até tem a sua lógica, refere-se então a um sorteio no final de 2010, no entanto e após tanta dúvida também fiquei intrigada pois procuro o resultado do sorteio no correio da manhã e não encontro nada. Adquiri a caderneta com dois bilhetes em Sines, fico a aguardar pelo resultado no dia 31 de Julho de 2012, mas se vier a verificar que isto é uma forma de sacar dinheiro a quem tenta ajudar, ficam benzidos nunca mais os ajudarei.

  16. Como já foi dito e confirmo, o telefone referido na caderneta não está atribuído, diz a mensagem gravada. A forma como decorre (até 19.8.2012 por despacho do MAI) mostra que o descontentamento é geral e deixa sérias dúvidas sobre os propósitos e os fins a que se destina o sorteio e até sobre a atribuição dos prémios. Convém que os dirigentes tenham em conta os reparos que aqui e em outros lugares são feitos e emendem o que está mal por forma a não deixarem dúvidas que possam manchar a Associação que me parecem prometeram servir.AG

  17. Boa Tarde.

    Gostaria se fosse possível que me informassem se decorreu o sorteio dos bilhetes no dia 29 de Dezembro de 2011,pois adquri um bilhete e como me distraí do dia em que era publicado nos jornais,só hoje é que reparei que tinha sido no dia 5 de Janeiro de 2012.Não conseguindo de maneira alguma saber quais os números sorteados.
    Sem outro assunto me despeço atenciosamente.

    Elisabete Alves

  18. Peço desculpa(ou talvez não!?!?) que só agora vi que afinal o sorteio só se irá realizar a 31 de Julho de 2012…Mas será que é mesmo verdade????É que se para nós a vida já está difícil e ainda contribuimos para estas causas…e nem sequer pelos vistos existe muita seriedade tanto na venda como no sorteio dos bilhetes.
    Fico a aguardar o dito sorteio,pacientemente…

  19. No dia 6 de Janeiro de 2012 fui abordado nuns semáforos junto da Casa do Sal, em Coimbra, por um indivíduo com um colete que me parecia da associação dos veteranos e me propôs a compra de uma cadernetas de rifas (que podia ir desde 5 euros a 20 euros), para ajudar a associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra. Comprei uma caderneta de 5 euros e só mais tarde reparei que o sorteio para as referidas rifas já tinha ocorrido na véspera, conforme diziam os próprios bilhetes.
    Claro está que o local e o modo de venda não são inocentes, na medida em que o tempo disponível numa paragem de semáforos não permite dar atenção a estes pequenos pormenores. E, desta forma, lá vão alguns espertos arrecadando uns cobres, à custa da generosidade bem intencionada de uns tantos…
    Deixo, pois, aqui, um apelo às entidades promotoras destas iniciativas, para que haja um maior controlo na forma como são feitos estes peditórios, sob pena de, pouco a pouco, a ajuda àqueles que merecem, começar reduzir-se por força destes abusos.

  20. No final de 2010, junto a uns semáforos em Lisboa, comprei bilhetes para o que julgava ser um sorteio dos bombeiros, dado que os vendedores estavam vestidos com roupa parecida. Mais tarde é que reparei no engano e achei de mau gosto vestirem-se dessa maneira.
    No final de 2011, na rua dos Bombeiros de Caneças e perto do quartel dos mesmos, caí no mesmo engodo e confesso que fiquei furiosa comigo mesma, por me ter deixado enganar 2ª. vez. Estes senhores usam e abusam da semelhança da roupa com os bombeiros, para atingirem os seus propósitos.e ainda por cima são aldrabões quanto às datas dos sorteios.
    Alguém ponha cobro a isto

  21. tbm comprei uma caderneta de 20 € no dia 5/01/12 nao vi nada no( correio da manha) me disseram q era para comprar uma ambulancia para os bombeiros de f .do zezere vigaristas…

  22. Eu também fui abordado à entrada de Monção por uns individuos que tinham farda dos Bombeiros e possuiam igualmente um colete da APVG e que me perguntaram se queria contribuir, pelo que comprei uma rifa de 5€, mas só hoje é que me lembrei de vir à net ver se encontrar o resultado do sorteio, que estaria previsto para o dia 29 de Dezembro de 2011, na sede da APVG em Braga e fiquei estupefacto ao ver os vossos comentários aqui deixados.
    O nosso País está uma vergonha, utilizarem causas tão nobres como esta para sacar dinheiro ao povo.

    Armenio Gonçalves se disseram que era para comprar uma ambulância para os B.V. de Ferreira do Zezere, mentiram com quantos tinham na boca, porque na rifa que eu comprei está bastante explicito e como passo a descrever: “O PRODUTO DO SORTEIO DESTINA-SE PARA A COMPRA DE UMA AMBULÂNCIA BEM COMO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE DIA E CUIDADOS CONTINUADOS PARA TODOS OS VETERANOS DE GUERRA E SEUS FAMILIARES”.

  23. Companheiros

    Sou um ex-sargento miliciano da Comp.de Caçadores 410-do Bat. de Caçadores 441.
    Peço que entrem no meu facebook : Joaquim Areosa
    Tenho comunicações a fazer.
    Um abraço.
    Joaquim Areosa

  24. A situação com que me deparo com bastante frequência na cidade onde resido (Tomar)que é a seguinte:
    Em diversas datas e inopinadamente mas com maior frequencia às sextas feiras (que é dia de mercado semanal) surgem em pontos estratégicos desta cidade,(cruzamentos e rotundas bastante movimentadas) um grupo de 8/9 individuos sempre do sexo masculino ostentado coletes vermelhos que se confundem com o unifor,me utilizado pelos bombeiros e que nas costas ostentam a legenda “Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra” estes individuos poe-se no meio das vias e fazem sinal para os condutores pararem obrigando que os que seguem os primeiros também sejam obrigados a parar, sendo então os condutores abordados de forma maçadora por aqueles individuos que pedem donativos e outras vezes querem vender umas rifas que segundo dizem é para comprar uma ambulância para a associação deles.
    Também tenho constatado que os mesmos se deslocam numa viatura de 9 lugares quase nova e por vezes numa outra mais antiga o que me leva a supor que apenas vivem deste tipo de mendicidade e assim conseguem percorrer parte do país a pedinchar!
    Uma das vezes que fui obrigado a parar qustionei o individuo para que queria aquela associação uma ambulância, quando na minha terra as ambulâncias são dos bombeiros e do INEM e a ssociação a que pertenço “Liga dos Combatentes” não tem ambulancias e nada pede, apenas sobevive com a cotização dos seus associados.
    Agora eu pergunto como é possivel o MAI permitir e legalizar este tipo de peditórios, bem como o entrave à normal circulação, que não raras vezes tem obrigado a manobras bruscas dos utentes para evitar acidentes.
    Esta actividade quando muito só devia ser autorizada no concelho onde está sediada.

  25. Hoje é dia 3 de julho e fui á página dos veteranos de guerra e nas notícias está ainda este anuncio que vou esprerar estes dois dias que faltam para ver se na realidade sai nos jornais os tão falados números :
    Devido a que a venda dos bilhetes do Sorteio Nacional da APVG está a decorrer muito lentamente, porque a vida está difícil para todos, foi feito um pedido a sua Excelência o senhor Ministro da Administração Interna para a dilatação do prazo da venda dos bilhetes.
    Assim, no dia 19 de Agosto de 2011, Sua Excelência, o senhor Ministro da Administração Interna despachou favoravelmente o pedido formulado por esta Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, que pretendia a alteração do dia do Sorteio Nacional, que inicialmente estava marcada para o dia 29 de Dezembro de 2011, para o dia 31 de Julho de 2012. Sendo publicado os resultados no dia 05 de Agosto nos mesmos jornais.

    Braga, 24 de Agosto de 2011

    O Presidente da Direcção

    Augusto Oliveira Freitas (Doutor)

  26. Eu adquiri estes bilhetes numa Feira de tradições em Peniche,como eu gosto de dar sempre um donativo, contribuí.Mas não me voltam a enganar! Concordo com a lesada anterior.Quais os suplentes?É que aguardar por um sorteio 1 ano,é dose! E continuo na minha dúvida…Pois não é normal irmos ao jornal verificar o sorteio e mencionarem que foi adiado…Quem perde são os veteranos e restantes peditórios…

  27. Fui abordada por uma senhora quando estava parada num semáforo vermelho numa rua de Faro. Concordei em comprar 1 bilhete por 5 euros e estendi uma nota de 10 euros para pagar. A senhora pegou na nota e ostensivamente entregou-me 2 bilhetes, como quem diz, “não sejas forreta e põe-te a andar!” O semáforo passou a verde e eu tive que andar por causa da fila de carros. Fiquei irritada com a atitude da vendedora! Por isso guardei bem o bilhete e hoje finalmente consegui saber os números premiados. Não me saiu nada mas o mais importante foi verificar se o sorteio chegava mesmo a realizar-se ou não. Pelos vistos, se os números premiados não forem reclamados os prémios voltam a ficar na Associação, mas o mais importante é que o sorteio, mesmo depois de muito tempo, se realizou. De qualquer modo não tenciono voltar a comprar bilhetes destes pois não quero voltar a estender uma nota esperando o troco e ver-me coagida a comprar o que me querem vender e não o que quero comprar. Lamento pois não duvido que muitos veteranos de guerra precisem de apoio.

  28. bem como ja me apercebi isto ta tudo confuso com os numeros e eu estou na mesma porque tambem comprei bilhetes no valor de 20 euros e nao percebi ainda k numeros sairam. eu comprei o meu livro de bilhetes no cacém a um homem vestido de bombeiro sou mae de 3 filhos separada e com dificuldades mas gosto de ajudar tambem nestas causas e e muito triste kuando pedem dinheiro as pessoas e nao se ve resultados nenhuns eu por acaso vi no diario de noticias que o sorteio tinha sido anulado para 5 de agosto de 2012, mas nao tive possibilidade de verificar esse jornal agradecia que afinal alguem me disse-se se ja foi o sorteio ou nao e que numeros realmente sairam . Ao sr.presidente da associaçao so tenho a dizer que com muita pena nao ajudarei mais nada para voces pelo motivo das pessoas que li aqui isto e so roubar as pessoas que vos ajudam e que tambem teem dificuldades na vida.
    muito atentamente
    ana pereira

  29. Comprei vario bilhetes do sorteio do concurso 13/2013, agradeço informação do resultado do referido sorteio. Compro frequentemente bilhete dos concurso mas nunca sei os resultados, porque normalmente nunca se realizam nas datas prevista. Obrigado
    Anacleto Anica

  30. Gostaria de saber os nª do sorteio 24/01/2013 que foram vendidos em 2014e que depois disseram que o sorteio era dia 6 de junho acho isto uma vergonha a mim não vedem mais nada se souberem os nºos madem para o meu mail

  31. Bom dia ainda hoje por volta das 8.30 A.M estavam 5 pessoas vestidas com coletes vermelhos a fazer julgo peditório para a dita Associação.desconfiei visto ser gente nova e mal vestida nada aparentando ter servido a tropa,.Oportunistas isso sim.Por isso vim aqui pesquisar e deixar a minha mensagem.Desconfiem e procurem saber quem são ,por ultimo contatem as autoridades locais a fim de verificar se são pessoas idóneas.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s