Para que servem as bolas nas linhas de alta tensão?

Hoje vou desvendar o mistério das bolas nas linhas de alta tensão com informação oficial, irrefutável. Começo por dar a resposta: servem para tornar as linhas visíveis aos pilotos de aeronaves – são as designadas balizagens aeronáuticas.

Lembro-me de já em pequeno reparar nas bolas brancas e vermelhas nos cabos de alta tensão. É uma imagem que tenho presente, a de longos cabos de alta tensão sobre um grande vale, com várias esferas vermelhas e brancas ao longo dos cabos.

Na altura fiquei sem resposta para a existência das ditas esferas e só há pouco tempo comecei a reparar novamente e me apercebi que só existem em grandes vales ou junto de auto-estradas e itinerários principais. Isto levava à conclusão lógica que seriam para tornar os cabos de alta tensão visíveis para as aeronaves que precisassem de fazer uma aterragem de emergência nesses locais ou que voassem a baixa altitude como os helicópteros. Contudo, amigos garantiam-me que serviam para evitar que os cabos balançassem com o vento e tocassem uns nos outros.

Perante toda esta confusão, decidi pesquisar a função das ditas esferas. Como podem ver, encontrei várias respostas:

– são esferas de sinalização; servem para chamar a atenção dos pilotos de aeronaves, principalmente helicópteros, e mostrar que lá há um fio [Superinteressante]
– servem para impedir que os fios se toquem provocando um curto circuito, são colocadas quando o vão (distância entre os dois postes) é muito longa, o vento dos temporais é bastante forte e por incrível que parece aproxima os fios [Yahoo! Respostas]
– servem para evitar acidentes com carros [Tolices do Orkut]
– são esferas dissipadoras electro-geométricas; são colocadas nos cabos e aço entre as torres – e nunca nos fios de alta tensão, servindo para atrair os raios que possam atingir os fios e jogá-los pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente chegue à estrutura metálica das torres, e por ela atinja o solo [Blog das Piranhas]
– elas são para quando os fios dão uma dilatada, eles não quebrarem; são para quando os fios dilatam com o calor e encolhem no frio, elas servem como uma junta de dilatação [Yahoo! Respostas]
– servem para evitar trepidação no carregamento de energia aquelas bolas laranjas tendem a equilibrar a corrente eléctrica [Yahoo! Respostas]
– são flutuadores, pois contêm hélio [Portal das Curiosidades]
– são pontos de controlo com um aparelhómetro qualquer lá dentro [Portal das Curiosidades]

É engraçado verificar como a mente humana inventa quando não sabe a resposta. A resposta correcta para a função dessas bolas é-nos dada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil na Circular de Informação Aeronáutica 10/03 de 6 de Maio sobre Limitações e Altura e Balizagem de Obstáculos Artificiais à Navegação Aérea:

– as bolas de balizagem (balizas) de cabos de uma linha aérea, de energia ou de outra finalidade, destinam-se a torná-los visíveis à distância considerada segura para que o piloto se aperceba da sua presença [Instituto Nacional de Aviação Civil]

A referida Circular de Informação Aeronáutica diz o seguinte sobre balizagem diurna dos cabos de uma linha aérea:

O conjunto de cabos de uma linha aérea, de energia ou de outra finalidade, será balizado por bolas de balizagem (baliza) com as seguintes cores, dimensões e distâncias:

a) Cada baliza deverá ser de uma só cor, branca, vermelha ou laranja, devendo ser escolhida a que apresente maior contrate com o meio ambiente.
b) Cada conjunto de balizas instalado ao longo de um cabo deverá ser:

b.1 De uma só cor, preferencialmente vermelha salvo se não for contrastante, quando apenas forem necessárias quatro ou menos balizas, ou,
b.2 De duas cores, quando forem necessárias cinco ou mais balizas. Neste caso, as balizas deverão ser alternadamente de duas cores a escolher entre a branca, a laranja e a vermelha.

As balizas são esferas de fibra de vidro ou resina de poliéster com cerca de 50 cm de diâmetro e 5 kg de peso [Galadriel].

Durante o ano de 2008 o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), recebeu quatro notificações de colisões de helicópteros com cabos eléctricos não balizados. Destas quatro colisões, duas verifcaram-se no decurso de operações de ataque a incêndios durante a fase de reabastecimento de água a partir de albufeiras localizadas em rios [Relatório Final N°19/INCID/2008].

Espero que com esta descrição detalhada da função destas bolas não haja mais ninguém a inventar uma qualquer função às ditas.

Instituto Nacional de Aviação Civil: Circular de Informação Aeronáutica 10/03 de 6 de Maio – Limitações e altura e balizagem de obstáculos artificiais à navegação aérea
Galadriel: Signal spheres for high tension lines
P&R Technologies: Power Line Markers
EDP: Distribuição de Energia Eléctrica

Anúncios

51 comentários a “Para que servem as bolas nas linhas de alta tensão?

  1. Sérgio, simples, pq em estradas acontecem acidentes muitas vezes necessitando que um helicóptero resgate alguém lá, ou então em um pouso forçado um piloto tentará pousar o avião em uma estrada na falta de um aeroporto..

  2. Pingback: Tweets that mention Para que servem as bolas nas linhas de alta tensão? | Destaques do dia -- Topsy.com

  3. Nossa parabéns adorei a informação,quando criança tinha certeza q eram bolas de basquete e imaginava varias coisas sobre elas

    ate q enfim alguém desvendou esse mistério
    ashaushauhsusahuahsauhsuhsuhs

  4. O teu blog tem um bom conteúdo estás a trabalhar bem, mas há sempre tanto para falar e desenvolver nos blogs que realmente é um mundo aparte! o meu blog de Poker não é tão bom como o teu mas de qualquer forma passa lá em http://www.bestpokernodepositbonus.blogspot.com/ e depois deixa também um comentário com a tua opinião pois o meu é bem mais simples fala apenas de ofertas de bónus de Poker sem depósito!
    Parabéns e continua com o bom trabalho!

  5. Bem estas “bolas” são na realidade para bloquear oscilações harmonicas, em outras palavras impedem que os cabos oscilem (ressonancia) tal como uma corda de um violao defronte a outro que ao ser tocado tambem oscila, assim a necessidade de se colocar estes dispositivos apenas em locais onde a variação intensa de movimentação (passagem de carros, caminhoes, onibus) o que faz deslocar uma grande quantidade de ar que pode ser na frequencia de ressonancia dos cabos.(se fosse para sinalização aerea todos os vãos teriam que ter ok!).Um exemplo classico deste tipo de oscilação é a ponte de Tacoma que oscilou (ressonou) com a passagem de uma corrente de ar com seu comprimento de onda. No caso dos cabos eles iriam oscilar ate quebrar (cizalhamento).

  6. @Savio:
    Acho que o artigo está muito claro em relação à função das referidas bolas. Se ler com atenção vai ver que são balizagens aeronáuticas.

  7. aki c fosse so pra sinalizar pq em varias outros lugares muito +perigosos n tem ? e só vejo essas bolas entre torres o que significa q tem alguma relaçao c elas . n acredito q seja Só pra sinalizar, acho + coerente a resposta do Savio

  8. Provavelmente não leram o artigo todo. Podem ver aqui o site de um fabricante das referidas bolas:
    http://www.silidriel.com/nsboyadrielE.htm
    Neste site é dito o seguinte: “Being installed in systems near hospitals, military zones, irrigation zones, airports and zones with aerial traffic they provide an excellent visual help avoiding potential accidents of airplanes and helicopters maneuvering, preserving in this way the operation of the system and the integrity of the people in the aircrafts.”

  9. Pelo meu conhecimento em energia essas esferas são atraentes de raios.. elas estão ali pois quando ha grandes areas desvastadas a incidencia de raios nas torres é bem maior então elas servem para atrair os raios nessas areas para que os raios não atingem os cabos de alta tenção. e logo mais esses cabos com as esferas é ligado ao chão para o raio ser descarregado na terra e não haver maiores danos…
    assim eu acho..uasuhsahuas

  10. O Savio esta certo sim acabei de discutir o assunto com um amigo e chegamos a esta conclusão. Quando tiver uma prova incontestável postarei aqui. Muito obrigado pela atenção despinçada.

  11. Pessoal observem que ela esta ligada no cabo neutro, então so para balizamento, outra coisa rios são atraidos pelo ponto mais alto e ponte agudo existente, e não em uma circunferencia.

  12. Excelente explicação Hugo Cadavez ! Também tinha o mesmo pensamento seu quando criança. Pena que muitos ainda vão achar que as bolas nos linhoões de alta tensão não são para sinalização aérea e vão continuar a pensar em bolas de basquete.
    Parabéns!

  13. Certa vez meu professor de Física me disse que serviam para nivelar a energia entre uma torre e outra, mas eu reparei que só existem bolas laranja sobre rodovias, portanto fiquei com uma grande dúvida, como ele era um professor bem relapso, creio que ele não procurou de verdade saber.
    Obrigada por esclarecer, e Rodney também deixou bem claro para que servem as bolas, sempre existirão os espertinhos tentando mudar a função da bola laranja, isso já virou uma lenda hehe

  14. cara muito engraçado isso. Ate quem trabalha com isso nao sabe pra que serve! kkkkkkk. olha so. cada fio de alta tensao Gera em torno dele uma campo magnetico devido a movimentacao de cargas tambem chamada de corrente eletrica q percorre este fio. este campo magnetico nao provoca nenhum efeito sobre cargas paradas. Mas, se qualquer carga estiver em movimento dentro deste campo, atua sobre essa particula uma forÇa, chamada de forca magnetica. (resumindo: movimento de cargas num campo eletrico B=mi.i/2pi.R) essa força magnetica atua sobre os veiculos que estao em movimento e passam por esse campo logo abaixo dos fios. Ao passar, ocorre a formacao da força magnetica sobre o carro e todas as cargas q nele contiver e nos componentes contidos causando interferencias . Quanto maior for a tensao no fio e maior o COMPRIMENTO do fio maior é o raio do campo magnetico. Assim, para diminuir o comprimento do fio livre, coloca-se bolas de conexao que interrompem a corrente e com isso diminuem o raio do campo impedindo q estes atinjam as pista logo abaixo. notem que eles sao colocados logo acima de pistas ate mesmo terra (aviao nao costuma pousar em estrada de terra – pra falar a verdade eu nunca vi nenhum pousando aqui NA BR asfaltada de 3pistas, perto do meu situo kkkk- vc ja viu algum!!!?)

  15. Caros, Vcs já pensaram na possibilidade de que sejam utilizadas para sinalização em cumprimento ao determinado pela ANAC e que também tenham estas outras utilidades mencionadas pelos demais, como evitar ressonancia, evitar que os cabos se toquem e outras mais plausiveis e mencionadas aki. Fica a minha sugestão.

  16. Com certeza o formato desse balisamento nao foi estabelecido ao acaso. Como são utilizadas em redes elétricas é obvio pensar que a companhia de distribuição de energia tenha dado sua contribuição e, desenvolvido estes sinalizadores com vistas a atender a funções de segurança para a rede de energia.

  17. Rapaiz, eu sempre acreditei nisso que disse agora, e mudei de ideia quando o claboclo disse que era para não cair raio, ainda que você me fez voltar ao pensamento antigo já estava entrando em depressão.

  18. Ontem estava viajando e deparei com essas esferas.. e perguntei a minha mãe: mãe eu sempre achei legal essas ”bolas” quando era pequena,mais até hoje com 20 anos eu não sei o real motivo delas existirem.. e ela disse: minha filha até hoje eu também não sei,vou fazer 39 anos e realmente não sei para que servem… e cada um dentro do carro deu sua opinião,coisas que ouvimos das pessoas mais velhas e quem não tem o menor cabimento.. então hoje resolvi pesquisar o verdadeiro motivo.. LI cada coisas..rsrs.. mais que bom que achei seu blog,contando o verdadeiro motivo das esferas existirem.. estou muito feliz..hahaha uma duvida á menos na minha cabecinha..kkkk obg..

  19. Claudinei, trabahlho a doze anos exatamente com isso, inclusive já instalei centenas delas pelo brasil, a resposta está corretíssima. serve para sinalização aérea! abraços….

  20. Já vi uma esfera dessa de perto, e não tem 50 cm, e sim quase 1m de diâmetro. E não pesam 5kg, e sim aproximadamente 25kg ou mais. Tentei levantar uma esfera dessas e a bola nem se mexeu. Se tivesse até uns 35kg acho que conseguiria fazer mexer-se, já que eu era garoto e magrelinho. Estava numa cidade em SC e o povo dizia que era um satélite, outros diziam que era um disco-voador (mas como? se era uma esfera!), e por aí vai…

  21. Perfeito; esferas para sinalizar os cabos aéreos às aeronaves. E rolhas (?) de cortiça (?) nas linhas telefónicas para evitar acidentes próximo de pombais.

  22. Muito bem explicado sim,mas mesmo assim não me convenceu.
    Se realmente é isso todas as linhas de alta tensão onde é suposto o tráfego aéreo,estariam sinalizadas certo?
    Porque não estão?

  23. Certamente são colocadas em pontos estratégicos, onde há maior tráfego aéreo. Para isolamento não precisaria ser alaranjado e nem com 60cm de diâmetro. Não existe outra justificativa senão a sinalização, pois os cabos são distanciados entre si, já previstas a dilatação térmica, oscilações, etc. Para a instalação dessas linhas de transmissão é feito um longo projeto, que inclui parecer da ANAC, onde a agência inclui a presença dessa linha no mapa de navegação (não conheço bem esses termos).

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s