Como se pode ver nesta fotografia tirada ontem, já estão a ser instalados pórticos de portagem na A29, actualmente uma auto-estrada sem custos para o utilizador. Parece que está para breve a cobrança de portagens nesta auto-estrada e não será difícil adivinhar que começará depois das eleições. Contactados pelo Notícias de Aveiro, quer a concessionária quer o Governo, através da Secretária de Estado das Obras Públicas, não respondem aos pedidos de esclarecimento.
Esta estrutura permite a cobrança de portagens sem a existência de uma barreira física de portagem. É composta por um sistema de sensores, assente nos 3 pórticos sobre a auto-estrada que fazem a leitura do identificador, detectam e classificam o veículo. Estes pórticos estão já em funcionamento na A17 com os identificadores da Via Verde mas irão funcionar com o Dispositivo Electrónico de Matrícula, criado para permitir a cobrança electrónica de portagens, em conformidade com o Serviço Europeu de Portagem.